top of page

Primeiramente vale lembrar que as fachadas de um edifício são seu cartão de visitas, sua imagem perante a sociedade, alem de chegar a representar, segundo estudos, 15% do valor total do imóvel.

 

Manutenções preventivas* nas fachadas de uma edificação, sempre são mais econômicas que manutenções corretivas**, pois evitam deterioração de estruturas, umidades internas nos apartamentos, acidentes por desprendimentos de revestimentos, desvalorização do imóvel, entre outros.

 

Fachadas conservadas garantem a qualidade estética do condomínio, trazem benefícios ao bem-estar dos usuários e aumentam o valor do patrimônio.

* As realizadas periodicamente de forma planejada e com prazos pré-estabelecidos seguindo as orientações da construtora da edificação de forma de deixar o imóvel o mais próximo possível das condições originais)
** Manutenções executadas sem planejamento, para solucionar problemas gerados por falta de manutenções preventivas.

TIPOS DE ACABAMENTO

Os prédios brasileiros possuem fachadas
com os mais diversos acabamentos, e cada um deles requer um processo diferenciado
na sua manutenção ou restauração.

 

Em alguns casos uma simples lavagem é suficiente, enquanto em outros casos alem
de lavagens, restaurações e reposição de peças, pode ser necessário aplicação de impermeabilizantes ou tintas.

 

Determinar o escopo de serviços necessários da forma mais correta e detalhada possível, auxiliará primeiramente na equalização dos orçamentos a serem solicitados, e posteriormente no acompanhamento da obra.

 

Por este motivo é muito importante conhecer as peculiaridades de cada fachada e cada acabamento, traçando assim um plano de manutenção dos mesmos.

 

Dentre os acabamentos mais usuais podemos destacar as pastilhas, cerâmicas, texturas, pinturas, retrofitconcreto aparente e tijolos aparentes.

bottom of page